Usado na Índia por milhares de anos, o Ayurveda o considera um Rasayana, um alimento que promove o rejuvenescimento e a longevidade, e o primeiro e mais completo alimento do planeta.
Para o Ayurveda o Ghee é a melhor Vayasthapana, promotor de longevidade, e o leite natural e fresco originário de vacas saudáveis, é como um néctar para crianças e idosos. Porém, na atualidade ambos são bem diferentes do que descritos nos clássicos.
“Se você está pensando em incorporar Ghee em sua vida diária, é importante conhecer um pouco mais sobre o ouro líquido do Ayurveda.”
Na Índia, o Ghee é um símbolo sagrado de auspiciosidade, usado medicinalmente e também na culinária. Também aparece em textos antigos, incluindo o Mahabharata, no qual é descrito como uma “essência fluindo e sustentando o mundo”.
O clássico Sushruta Samhita também afirma que o Ghee é benéfico para todo o corpo e o recomenda como o remédio definitivo para problemas decorrentes do Pita dosha , como a inflamação. A ciência moderna nos diz que o Ghee também contém antioxidantes fenólicos, que fortalecem o sistema imunológico.
A Ghee é a versão mais pura da manteiga, isto porque contém menos impurezas (toxinas) que a versão tradicional. Para prepará-la, é necessário retirar a lactose – um tipo de açúcar do leite que muitas pessoas têm dificuldade em digerir. Além disso, seu ponto de fumaça é mais elevado, portanto suporta altas temperaturas sem ter oxidação.
Os intolerantes à lactose são especialmente beneficiados por isso, já que todos os componentes sólidos, incluindo a lactose, são removidos durante a fervura.
Porém, é preciso ter cuidado. A quantidade de resíduos descartados depende do modo de preparo.
10 Benefícios da Manteiga Ghee para a saúde
O consumo moderado de Manteiga Ghee pode trazer alguns benefícios para saúde, como:
1. Não contem lactose, sendo de mais fácil digestão e podendo ser consumida por intolerantes à lactose;
2. Não contém caseína, que é uma proteína do leite de vaca, por isso pode ser usada por pessoas com alergia a esta proteína;
3. Não precisa ser armazenada na geladeira, pois são retirados os conteúdos sólidos do leite, garantindo durabilidade, embora fique líquida como óleo;
4. Possui vitaminas lipossolúveis A, E, K e D, que são importantes para aumentar as defesas do corpo, ajudando a manter os ossos, pele e cabelos saudáveis, além de melhorar a cicatrização e outros benefícios;
5. Pode ser utilizada na preparação de refeições porque é mais estável em temperaturas elevadas, diferente de outras manteigas que só devem ser utilizadas em baixas temperaturas.
6. Sistema imunológico: O ácido butítirco também tem relação com o estímulo da produção de células T, que são as células mais importantes do sistema imunológico. Assim, um dos benefícios da manteiga ghee é a capacidade de deixar o seu sistema imunológico ainda mais forte através desse estímulo.
7. Fonte de gordura saudável: Os ácidos graxos essenciais presentes na manteiga clarificada são uma ótima fonte de gordura boa para o nosso organismo. Essas substâncias, além de nos fornecer energia, são capazes de manter níveis adequados de insulina no corpo, têm ação anti-inflamatória e agem na prevenção e contra problemas gastrointestinais. O ácido graxo linoléico, em especial, é associado a diversos benefícios como a atuação na redução da gordura corporal e o combate a doenças como obesidade e colesterol alto, alívio na inflamação e diminuição da pressão arterial.
8. Redução da inflamação: O ácido butírico presente na ghee é um dos ácidos graxos de cadeia curta mais benéficos para o nosso organismo. Pesquisas recentes indicam que ele tem um papel importante em diminuir a inflamação em diversas partes do corpo, especialmente no trato gastrointestinal. Dessa forma, há benefícios da manteiga ghee para quem sofre de problemas gastrointestinais como a colite ulcerativa, por exemplo. Além disso, há relatos desde a antiguidade de que essa manteiga foi muito usada na medicina tradicional para tratar inflamações de vários tipos.
9. Efeito anti-inflamatório: Devido à presença de vitaminas e minerais, a manteiga ghee é capaz de agir como anti-inflamatório por tratar diversas doenças, desde a Antiguidade. Além disso, especialistas acreditam que, a longo prazo, processos inflamatórios podem resultar em problemas como artrite, Alzheimer, diabetes e até alguns tipos de câncer. Assim, o consumo de manteiga ghee poderia evitar o surgimento dessas condições.
10. Energia: Os diversos tipos de gorduras que compõem a manteiga ghee são uma mistura de ácidos graxos que são uma fonte de gordura boa para o nosso organismo e que são processados pelo fígado, onde são convertidos em energia. Dessa forma, a gordura ingerida não é armazenada no tecido adiposo (o que contribuiria para o ganho de peso), mas sim convertida em energia. Atletas e pessoas fisicamente ativas têm muito a aproveitar dos benefícios da manteiga ghee, cuja ingestão resultará em uma explosão de energia.
Como consumir a Manteiga Ghee
Se você é uma nova(o) consumidora(o) de Ghee ou está pensando em como incorporar Ghee em sua vida diária, fique sabendo que ele pode ser usado como substituto da manteiga ou do óleo em qualquer prato. Você pode usá-lo para refogar vegetais, adicionar a sopas de lentilha, ensopados e arroz para aumentar o sabor e a textura de um prato.
Algumas ótimas opções de refeições para adicionar Ghee podem ser creme de trigo, aveia, mingau, pratos de arroz, kichari, refogados em geral, pratos de caçarola, pratos de quinoa, sopas e torradas. Ghee vai muito bem com uso de especiarias, para dar ainda mais sabor e digestibilidade aos pratos (além de delicioso gostinho de comida indiana).
Aprecie com moderação
Assim como tudo na vida é uma questão de equilíbrio, o consumo do Ghee não seria diferente. É importante cuidar quanto ao consumo exagerado do Ghee, pois isso pode ser prejudicial a sua saúde.
Uma quantidade geral recomendada de Ghee é de cerca de 1 ½ colher de chá por refeição. E após o consumo do Ghee, pode ser interessante consumir uma bebida quente, como água morna, chás, infusões de ervas digestivas que goste. Também é importante garantir que haja uma boa saúde digestiva antes de começar a usar Ghee.
Sempre consulte um médico ou terapeuta ayurvédico antes de usar Ghee como terapêutica.