Um guia completo sobre essa planta milagrosa da saúde e beleza!
As propriedades curativas e terapêuticas do Aloe Vera, popularmente conhecida como babosa, são bem conhecidas e aplicadas há séculos pelos egípcios, gregos, chineses, romanos e o Ayurveda, inclusive a incluiu na chamada “ordem de ouro” das 50 plantas mais curativas. Conheça os benefícios da babosa para o Ayurveda.
Utilizada há mais de 5.000 anos pelo homem, principalmente na cultura oriental, como planta medicinal e com aplicações recentes na área de cosméticos, o Aloe Vera é uma das plantas mais utilizadas na medicina ayurvédica.
Navegue pelas sessões 👇
Porém, é importante saber que o gênero botânico Aloe, de onde são as babosas, tem mais de 400 espécies, entre naturais e híbridas, e somente 4 delas são consideradas medicinais, sendo a Aloe arborescens a que tem maior quantidade de princípios ativos. É preciso conhecer bem para não se enganar – algumas suculentas do gênero Aloe possuem látex que pode irritar e queimar a nossa pele (atenção especial aos olhos) e que têm toxicidade significativa. Então, não é todo aloe que se pode usar para tratar um machucado, passar no rosto ou fazer remédio.
O gênero Aloe pertence à classe de plantas suculentas. É no interior das folhas que encontramos o famoso gel de babosa mas, princípios curativos existem também na entrecasca. As espécies mais ricas em princípios ativos são a Aloe arborescens e a Aloe barbadensis, ambas usadas em cultivos comerciais para a produção de gel de Aloe vera.
No gel do Aloe Vera são encontrados mais de 200 componentes, entre os quais: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio e zinco; as vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C; mono e polissacarídeos e açúcares – benéficos ao organismo humano; enzimas como lipase, amilase e catalase, que auxiliam na digestão; e esteroides vegetais, importantes agentes anti-inflamatórios.
Também é considerado um poderoso regenerador e antioxidante natural, com ações antibactericida, cicatrizante e capaz de reidratar o tecido capilar ou a própria pele após sofrer algum tipo de agressão, como a queimadura.
Aloe Vera na medicina ayurvédica
Em sânscrito, a palavra para aloe vera é kumari, que significa 'uma bela jovem'. Aloe vera é conhecido na Ayurveda como o que mantém a mulher sempre jovem. É uma erva rejuvenescedora, parte de uma classe especial de ervas ayurvédicas conhecidas como rasayana. As ervas Rasayana são agentes antienvelhecimento, construtores do sistema imunológico e curativos que ajudam a proteger seu corpo do desgaste natural da vida cotidiana e do estresse.
Há muito reverenciado por sua potente capacidade de apoiar a beleza natural, cuidados com a pele e digestão (a chave para a saúde geral, de acordo com o Ayurveda), o Aloe vera é uma erva perfeita para as mulheres usarem na sua rotina ao longo de suas vidas
De acordo com o Ayurveda , o Aloe Vera tem 4 dos seis sabores ayurvédicos: amargo, adstringente, picante e doce. O sabor após a digestão (vipaka) é doce e o efeito é refrescante.
Aloe é uma das poucas plantas que têm um sabor amargo puro. Embora, como já foi descrito, contenha outros sabores, em termos de propriedades curativas, o sabor amargo (junto com o sabor adstringente) é o mais valioso, e no aloe esse sabor é mais forte que os outros.
O suco de Aloe tem efeito de equilíbrio nos três doshas, mas seu efeito é mais forte no dosha Pitta.
A medicina ayurvédica coloca esta planta curativa no grupo dos alimentos sátvicos, o que significa que pode ser utilizada numa dieta sátvica por pessoas que se dedicam a práticas espirituais, em busca de aperfeiçoamento.
Benefícios do Aloe Vera
Aloe Vera é um poderoso medicamento ayurvédico , que é aplicado tanto interna quanto externamente. É uma erva ótima para o antienvelhecimento e fortalecedora da imunidade. Oferece uma série de vantagens para a saúde – principalmente para as mulheres.
Conheça alguns dos principais benefícios:
- Ótimo laxante
Na Ayurveda, o pó de Aloe é frequentemente usado durante o procedimento de Virechana. (Virechana faz parte do Panchakarma e é um método natural de limpeza do corpo com a ajuda de laxantes).
- Detox do organismo
Como puro amargor, o Aloe Vera é usado na terapia especializada Ayurveda para a remoção de “ama” (toxinas) dos tecidos do corpo e especialmente do sangue. Nesse caso, a planta é adequada para todos os doshas, mas para Vata dosha deve ser usada em pequenas quantidades. O uso regular do suco de aloe
fornece um rico coquetel de vitaminas, minerais e microelementos, que ajudam nossos órgãos a lidar com o estresse e a tensão.
- Cura para a pele
A Ayurveda recomenda o Aloe Vera para o tratamento de diversas doenças de pele, como feridas, picadas de insetos, contusões e eczemas. As propriedades antibacterianas e antifúngicas da planta ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo na área afetada, ajudando assim no processo de cicatrização. Além disso, a planta estimula as células da pele responsáveis pela cicatrização de feridas e auxilia na produção de colágeno – proteína que controla o processo de envelhecimento da pele.
- Melhora o funcionamento do sistema digestivo
Um dos maiores benefícios do Aloe Vera é seu efeito benéfico no sistema digestivo. Devido ao alto teor de enzimas, bem como ao efeito anti-inflamatório de alguns de seus conteúdos, o aloe é absolutamente inestimável para pessoas que têm problemas com o sistema digestivo.
O uso do suco de babosa resolve uma ampla gama de doenças digestivas, pois ajuda na desintoxicação do sistema digestivo, melhora a digestão e a função dos rins, fígado e vesícula biliar.
- Cicatrização de feridas
Devido às suas propriedades antivirais, o Aloe Vera ajuda na cicatrização de feridas diabéticas que demoram a cicatrizar. A propriedade de expansão capilar da planta aumenta o fluxo sanguíneo e acelera a recuperação da pele.
- Ajuda o bom funcionamento do sistema reprodutivo, a circulação sanguínea e o fígado.
Aloe Vera é um excelente tônico para o fígado, baço, sistema reprodutivo e circulatório. O cromo contido no aloe é benéfico para pacientes que têm problemas com a circulação sanguínea e com o sistema cardiovascular. Verificou-se que o uso de altas concentrações de gel de Aloe estimula a produção de glóbulos brancos no corpo.
A medicina ayurvédica clássica usa gel fermentado de aloe para produzir vinho tônico de ervas, para ser usado como remédio para o tratamento de pacientes com anemia, problemas com o sistema digestivo, bem como para curar uma variedade de problemas reprodutivos femininos e doenças do fígado.
- Fortalece o sistema imunológico
Aloe Vera é um ótimo imunoestimulante para quem tem doenças imunológicas crônicas, como fibromialgia por exemplo, porque os polissacarídeos do suco de babosa estimulam os macrófagos e os glóbulos brancos que combatem os vírus.
Além de fortalecer o sistema imunológico, o Aloe Vera também é um ótimo desintoxicante, além de ser um suplemento nutricional muito útil para pacientes antes e depois da cirurgia. O suco de aloe também é útil para doenças como diabetes tipo II, artrite, doenças oculares, tumores, aumento do baço, queixas hepáticas, vômitos, bronquite, asma, icterícia e úlceras.
Cura a constipação, mantém o bom pH do estômago, ajuda na cura de doenças inflamatórias intestinais, dispepsia, úlceras estomacais e duodenais.
- Hidrata e fortalece o cabelo e o couro cabeludo
Como nutre o cabelo em profundidade, fornecendo as vitaminas e minerais necessários, o Aloe Vera também é usado na Ayurveda para nutrir o cabelo e tratar a coceira no couro cabeludo.
Devido às suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o aloe também é muito eficaz no combate à caspa. Além disso, as enzimas contidas no gel de babosa eliminam as células mortas do couro cabeludo, além de auxiliar na rápida recuperação do tecido cutâneo ao redor dos folículos pilosos.
- Melhora a função sexual
Apesar da crença de que o Aloe Vera é uma planta “feminina”, também pode ser usado por homens (especialmente por aqueles com constituição Pitta) para normalizar as funções sexuais. As mulheres podem usar Aloe Vera para quase todas as doenças femininas do sistema reprodutivo – desde distúrbios do ciclo menstrual até lidar com os problemas da menopausa.
- Melhora a função cardíaca
O suco de Aloe Vera é muito útil para problemas cardiovasculares, problemas de sangue e vasos sanguíneos, associados ao desequilíbrio do Pitta dosha. A medicina ayurvédica usa aloe vera para tratamento de hipertensão, hipotensão, sangramento, anemia e outros.
- Reduz os níveis de colesterol
As causas do colesterol alto podem ser muitas – desde má nutrição até imobilização ou predisposição genética.
Não importa as razões, no entanto, Aloe Vera pode lidar com isso. A babosa pode ser tomada como um suco, ela reduz os triglicerídeos no sangue e reduz os níveis de colesterol.
Como extrair o gel de Babosa
1. Escolha a folha certa. Antes de cortar a babosa, é preciso escolher a certa, que, neste caso, significa uma folha verde madura e saudável que já esteja com uns 20 cm há algum tempo. A babosa cresce do centro para fora, o que torna as folhas mais externas as mais antigas, maiores e mais maduras e ricas em suas propriedades.
2. Corte algumas folhas de babosa. Dependendo da quantidade de gel necessária, talvez você nem precise de uma planta inteira para isso. Então, corte somente as folhas mais externas da muda, na base dela, usando uma faca afiada para que a planta continue crescendo.
3. Retire a Aloína. Uma substância amarelada começará a escorrer da folha assim que você cortá-la, então lave cada folha em água corrente e coloque de molho num pote com água com o corte virado para baixo. Deixar esse fluido escorrer na tigela com água por mais ou menos uma hora até sair tudo.
Esse fluido amarelo nada mais é do que uma seiva chamada Aloína. Apesar da Aloína ser utilizada também para fins terapêuticos, ela só pode ser indicada e administrada por especialistas devido a sua toxicidade.
Para o nosso uso caseiro a Aloína deve ser retirada antes que contamine o gel, já que sua ingestão pode prejudicar o nosso aparelho digestivo devido às suas propriedades laxativas, e na pele pode causar irritação, coceiras e dermatites. O mesmo para o couro cabeludo se passar no cabelo. Ainda mais se você for alérgica.
4. Preparando a folha - Corte o terço superior da folha. Devido à magreza da parte superior e pontiaguda da folha de babosa é melhor cortar a ponta porque quase não terá gel nessa parte. Aí, com o auxílio de uma faca corte as laterais extraindo os espinhos da planta. Corte o mais próximo possível da borda para não perder muito gel.
5. Tire as camadas superior e inferior - Coloque a folha sobre uma tábua para cortar cuidadosamente a pele da babosa (a camada externa fina e verde). Para isso, passe a faca entre ela e o gel espesso e transparente no centro e repita esse processo para a outra camada de pele. Se preferir, use um descascador de frutas em vez da faca para cortar as peles da folha.
6 - Raspe o gel de babosa da folha. Neste ponto, só terá sobrado praticamente o gel da babosa em forma de placas, mas se ainda tiver pedaços de folhas, corte-os e sinta-se à vontade para cortar essas placas de gel também para facilitar o armazenamento delas.
Use uma colher para raspar o gel que sobrar ao longo da pele da babosa. Guarde todo o extrato de gel em um recipiente de vidro novo.
Como conservar o gel de Babosa
A folha de babosa estraga rapidamente se mantida em temperatura ambiente. Portanto, o ideal é colocá-la na geladeira para aumentar sua vida útil (por até cinco dias) dentro de um saquinho plástico.
Caso você já tenha extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote de vidro fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — já que o limão é um conservante natural. Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro. Se alguma coisa estiver “estranha”, descarte.
Para conservar por ainda mais tempo a sua babosa, você pode congelar a folha inteira (também dentro de um saquinho). Desse modo, ela pode durar meses. Outra dica é congelar o gel em forminhas de gelo. Assim, você retira só o que irá usar. Descongele com a temperatura ambiente, ou use-a na forma congelada, nunca coloque no micro-ondas — a estrutura dos compostos medicinais e a consistência podem ser prejudicados.
Conclusão
Incrível como a natureza é perfeita e nos dá tudo o que precisamos para uma saúde perfeita e beleza natural não é verdade? O Aloe vera realmente nos oferece uma gama incrível de uso para diversos tratamentos, inclusive com estudos científicos que comprovam a sua eficiência!
Claro que, como qualquer tratamento, o ideal é sempre você receber orientação especializada. Nas minhas mentorias eu costumo guiar cada interagente com prescrições personalizadas de tratamentos para a sua saúde e beleza! Se quiser entender mais como funciona é só clicar AQUI.
Além disso, nesse artigo "Aloe Vera, a planta que vai intensificar a sua beleza" eu compartilho 10 receitas com Aloe Vera para realçar a sua beleza natural. Corre lá, pratique as suas receitas e depois me conta! Afinal, você só vai saber comprovando os reais benefícios em você!
Namastê!
REFERÊNCIAS: