top of page

O que é Ayurveda e quais os benefícios dessa ciência?

Atualizado: 27 de abr. de 2023

Cada vez mais popular no Brasil e no mundo o Ayurveda é uma racionalidade médica sendo naturalmente, um sistema médico completo, complexo e vitalista. Nesse artigo entenda mais sobre o que é Ayurveda e quais os benefícios dessa ciência.


Terapia Shirodhara

Ayurveda é o sistema médico mais antigo da história da humanidade. Em sânscrito, Ayurveda significa “A Ciência da Vida” ou “Conhecimento da Vida”. O conhecimento ayurvédico originou-se na Índia há mais de 5.000 anos e é frequentemente chamado de “Mãe de Todas as Curas”. Ele se origina da antiga cultura védica e foi ensinado por muitos milhares de anos em uma tradição oral de mestres talentosos a seus discípulos.


Ayurveda, na verdade, é muito mais do que um sistema de medicina, ele abarca a ciência médica, a filosofia, a psicologia, a alquimia e o entendimento espiritual, bem como a astrologia e astronomia. Entre as suas ferramentas estão a orientação quanto ao nosso estilo de vida, a fitoterapia, a nutrição, a desintoxicação, a massagem e outros tipos de práticas com o corpo, além de práticas espirituais.


O Ayurveda também nos trás o caminho para uma vida satisfeita, plena e espiritual que é sinalizado pelos quatro Purusãrthas, ou quatro objetivos ou metas de vida. São eles: dharma (nosso propósito de vida), artha (riqueza), kama (prazer), e moksha (libertação). Eles são traduzidos em sânscrito como os “objetivos da existência humana” ou “o propósito da alma”. Esses objetivos universais influenciam cada pensamento e ação de nossas vidas.


No Brasil, o Ayurveda faz parte das práticas integrativas e complementares, reconhecidas pelo Ministério da Saúde. E tem ganhado cada vez mais adeptos que buscam a prevenção e tratamentos de doenças crônicas. Internacionalmente, é um sistema de medicina reconhecido pela ONU por sua importância e eficácia.


Navegue pelas sessões 👇




Como surgiu o Ayurveda?


A origem deste ensinamento remonta ao antigo período das escrituras sagradas indianas (Vedas), que surgiram como resultado do conhecimento interior dos sábios iluminados (Rishis). O primeiro documento sobrevivente mais antigo sobre medicina ayurvédica, Charaka Samhita, data do século I. A segunda obra profissional, Sushruta Samhita, surge um século depois e trata da cirurgia ayurvédica. O terceiro trabalho ayurvédico mais importante, Ashtanga Hridaya, data de cerca do século VII e representa uma clara compilação de dois escritos anteriores.


No período entre o século V a.C. e o século V d.C., os princípios da medicina ayurvédica se espalharam por todos os cantos do mundo então conhecido (China, Tibete, Pérsia, Arábia, Egito, Grécia e Roma), onde se misturaram com as tradições locais e costumes culturais. Nesta base universal, várias escolas e sistemas de medicina natural foram gradualmente estabelecidos. Ayurveda é, portanto, chamada de "mãe de todos os sistemas de cura".



As 8 ramificações do Ayurveda


Essa extensa ciência da vida é categorizada em 8 ramos diferentes, originalmente conhecido como Ashtanga Ayurveda.

Os 8 ramos do Ayurveda são:

  1. Kaaya Chikitsa (Medicina Interna)

  2. Baala Chikitsa (Tratamento de Crianças/Pediatria)

  3. Graha Chikitsa (Microbiologia/Psicologia)

  4. Shalakya Chikitsa (Tratamento de doenças acima da clavícula/ENT)

  5. Shalya Chikitsa (cirurgia)

  6. Agad Tantra (Toxicologia)

  7. Jara Chikitsa (Geriatria, Rejuvenescimento)

  8. Vrsha Chikitsa (terapia afrodisíaca)

Ayurveda é a única ciência que trata cada ser humano como um indivíduo único, com uma configuração física e mental excepcional. Não recomenda o mesmo remédio para pessoas diferentes e segue o princípio do ditado popular que diz: "A comida de um é o veneno de outro."


Princípios do Ayurveda


Para o Ayurveda somos todos microcosmos dentro de um macrocosmo

A Ayurveda considera o homem um complexo inseparável e interconectado de corpo, energia vital, mente e alma. Não se concentra apenas nas manifestações sintomáticas das doenças, mas principalmente nas suas causas, que antecedem cada doença. O sintoma é entendido apenas como um alerta ou advertência de que algo está errado com o corpo e é necessária uma correção mais profunda.


Para o Ayurveda somos todos microcosmos dentro de um macrocosmo. Como seres humanos estamos constantemente interagindo com o Universo e tudo que está presente nele (e vice-versa). Nós respiramos o ar, bebemos a água, nos aquecemos com o calor e a luz, nos alimentamos com alimentos fornecidos pela terra, ocupando assim, um espaço que precisamos respeitar mantendo um relacionamento saudável e benéfico com todo o Universo. E quando essa relação é respeitada desfrutamos de uma ótima saúde. Porém, quando essa interação harmoniosa sucumbe estaremos predispostos a doenças e desequilíbrios.


Assim, de acordo com os princípios de um estilo de vida saudável, o Ayurveda busca restabelecer o estado natural de harmonia do corpo humano, que se manifesta na saúde mental e física. Alterando os estereótipos cotidianos, alimentação adequada e uso regular de ervas, é possível eliminar com sucesso diversos problemas de saúde e doenças de longa duração, tais como: doenças de pele, doenças respiratórias, distúrbios digestivos, enxaquecas, obesidade, problemas circulatórios, problemas ginecológicos, entre outros.


Os cinco elementos


Para o Ayurveda tudo no universo é composto por energia e essa energia existe em cinco diferentes estados de densidade, dando origem aos cinco elementos, os Pancha Mahabutas. São eles:

Os cinco elementos do Ayurveda

- Éter (espaço) - Akasha

- Ar - Vayu

- Fogo - Teja

- Água - Jala

- Terra - Prithvi



Esses cinco elementos não devem ser interpretados ao pé da letra, mas sim como metáforas que nos ajudam a compreender a qualidade dessas energias que vivenciamos todos os dias nas nossas vidas física, mental e emocional.

O elemento mais fundamental é o espaço (Akasha). O espaço é ilimitado, infinito e é a primeira manifestação da consciência pura. Quando pensamos no espaço, podemos imaginar a cobertura ilimitada do céu ou as infinitas galáxias e dentro do corpo humano, são os espaços ocos e cavidades dentro da estrutura óssea e do cólon. À medida que o espaço se torna mais condensado, átomos e moléculas são criados e o espaço se torna um entalhe mais manifesto como ar.

O ar (Vayu) está em movimento, leve, frio e instável e, à medida que se move cada vez mais rápido, um atrito é criado e se transforma em fogo. O ar está ligado aos pensamentos e ao movimento no sistema humano.

O fogo (Teja) é quente, consumidor, transformacional e poderoso. No corpo humano está ligado ao metabolismo, digestão, sangue e funções hormonais. Este fogo derrete tudo em um estado líquido e este líquido é o elemento água.

A água (Jala) é fria, pesada, fluida e úmida. Esta água então se solidifica no elemento Terra.


A Terra tem qualidades de solidez, aterramento, frieza, umidade e densidade.

Esses são os elementos fundamentais que se sobrepõem, se combinam e flutuam continuamente em toda a criação manifesta. Eles coexistem em todas as coisas, constantemente modificando-se e interagindo em uma variedade infinita de proporções, cada um deles com uma gama de diferentes atributos. Toda fisiologia animal, vegetal, mineral e humana tem uma combinação e padrão únicos desses cinco elementos. Portanto, também o nosso corpo.

E é justamente essa combinação que dá origem aos Doshas, conhecidos como Vata, Pitta e Kapha.

O que são Doshas?


Os Doshas Vata, Pitta e Kapha

Em sânscrito, dosha significa “humor biológico”, também significa tudo aquilo que desequilibra. Existem 3 constituições corporais que chamamos de Doshas e que são formados através da combinação dos 5 elementos que acabamos de ver acima. Eles são conhecidos como Vata Dosha, Pitta Dosha e Kapha Dosha e são responsáveis por todas as funções do nosso corpo, físicas e psicológicas.

É importante entender que todos nós temos os três Doshas no nosso corpo, sendo que existem níveis diferentes de Vata, Pitta e Kapha em cada pessoa. Cada um de nós tem uma combinação ou proporção única que é o que determina nossa constituição ayurvédica com base na qual o ayurveda nos ajuda a alcançar a saúde ideal. Por isso, deve-se notar que o equilíbrio dos três Doshas varia de pessoa para pessoa.

A quantidade de cada dosha dentro de nós é a estrutura para o nosso tipo de corpo, personalidade e experiência de vida. Além disso, se algum dos Doshas não estiver de acordo com os níveis ideais esse desequilíbrio afeta a nossa saúde.

Vata Dosha (Éter + Ar) - O ar é o elemento ativo no Vata Dosha. O espaço atua como um elemento regulador. O ar se move lentamente e o espaço se expande. Se o espaço não se expande ou se contrai, o ar se move rapidamente. Esta é a característica inerente do Vata Dosha. Vata controla o movimento muscular e articular, a respiração e os batimentos cardíacos. Além disso, Vata controla a ansiedade, o medo, a dor e outras funções do sistema nervoso. Pessoas com uma natureza Vata experimentam essas qualidades por terem corpos com baixo peso, ossos finos e pele e cabelos secos. Eles geralmente se movem e falam rapidamente. Quando fora de equilíbrio, eles podem perder peso, ficar constipados e ter fraqueza em seus sistemas imunológico e nervoso.

Pitta Dosha (Fogo + Água) - Pitta tem o fogo como elemento ativo. A água ajuda a regular ou controlar o fogo. Quando o fogo aumenta ou queima mais, a água ajuda no resfriamento levando à hidratação. Se a água é mais, então o fogo aumenta para garantir um equilíbrio. Pitta controla funções corporais como digestão, metabolismo, inteligência e cor da pele. Com relação às emoções, Pitta governa a raiva, o ódio e o ciúme. Pessoas com uma natureza Pitta tendem a se sentir quentes, têm pele um pouco oleosa, olhos penetrantes e feições afiadas. Seus corpos tendem a ter peso moderado e boa musculatura. Quando desequilibrados , tendem a apresentar diarreia, infecções, erupções cutâneas e fraqueza no fígado, baço e sangue.

Kapha Dosha (Terra + Água) - Kapha tem a terra como elemento principal. A água atua como o elemento regulador para este Dosha. Quando a água é mais, ela se move rapidamente. Quando a terra é mais, o movimento torna-se lento. Esta é a interação entre esses dois elementos. A estrutura física do corpo e o sistema imunológico são governados por Kapha. As respostas emocionais consideradas controladas por Kapha incluem calma, perdão, amor e ganância. Pessoas com uma natureza Kapha refletem essas qualidades em seus corpos, com ossos densos e pesados, cabelos brilhantes, pele flexível, baixo metabolismo, frieza na superfície da pele e grandes estruturas atarracadas. Quando desequilibrados, os indivíduos Kapha são propensos a ganhar peso e tendem a apresentar fraquezas nos pulmões e seios nasais, onde há acúmulo de muco.

Os doshas podem estar, ou não, em equilíbrio com base em muitos fatores. A hora do dia, a estação atual, nosso estágio de vida, as escolhas diárias do estilo de vida que levamos, todas essas condições estão constantemente afetando os doshas. O Ayurveda nos fornece práticas úteis de autocuidado que nos permitem equilibrar nossos Doshas e criar um mundo externo harmonioso que facilitará a cura não apenas fisicamente, mas também profundamente dentro de nossos seres.

Como descobrir o seu Dosha?


Como descobrir o seu Dosha?

Vata, Pitta e Kapha. Somos todos feitos de uma combinação única dessas três forças. Embora todo mundo tenha um pouco de cada, a maioria das pessoas tende a ter uma abundância de um ou dois dos doshas. Esta combinação única é determinada no momento da nossa concepção e é o que popularmente as pessoas chamam de “meu Dosha”, mas que na verdade é a nossa Prakriti (natureza). Prakriti é a nossa “configuração de fábrica”, é como viemos ao mundo, é o que a medicina chamaria de DNA.

A nossa Prakriti refere-se à mistura única de doshas que compõem nosso corpo, mente e emoções. Alguns de nós podem ter um dosha predominante que rege nossa constituição e outros podem ser considerados Bidosha (ter dois doshas predominantes) ou mesmo tridosha (três doshas na mesma proporção). A beleza do Ayurveda é que ele não acredita em uma prescrição de “tamanho único” para saúde e bem-estar. Em vez disso, olha para cada pessoa como um indivíduo com uma expressão única dos elementos. Ele vê tendências negativas, sintomas ou doenças como um indicador de uma pessoa se afastando de seu equilíbrio natural ou Prakriti.

Uma vez que os fundamentos do Ayurveda são compreendidos, é bastante simples começar a olhar para o que a vida nos lança através de uma lente ayurvédica. 'Por que estou reagindo assim?' 'Por que minha pele fica mais seca no inverno do que na primavera?' 'Por que estou tendo problemas para dormir?' 'Por que minha pele é mais sensível que as outras?' Todas essas perguntas podem ser respondidas através da compreensão da nossa constituição ayurvédica, a nossa Prakruti. Ou, no popular… o nosso Dosha!


Constituições (Prakriti) mistas: Bidosha e Tridosha

Normalmente, questionamos “qual é o meu Dosha?” tentando decifrar nossas tendências físicas, psicológicas e emocionais para entender melhor quem nós somos, dar um melhor direcionamento em nossas vidas e atingir um melhor equilíbrio e qualidade de vida. O que muitas pessoas não sabem é que essa resposta pode ser mais complexa, não limitando a apenas um Dosha predominante (Unidosha) em nossa constituição, mas talvez dois Doshas predominantes (Bidosha) ou em casos mais raros até três Doshas predominantes (Tridosha).


Em geral, a medicina ayurvédica classifica sete tipos básicos de Doshas:


1) Vata

2) Pitta

3) Kapha

4) Vata - Pitta

5) Pitta - Kapha

6) Vata-kapha

7) Vata-Pitta-kapha


Importante ressaltar que o estado de saúde ideal na visão Ayurvédica, não significa ter os três Doshas Vata, Pitta e Kapha numa mesma proporção dentro do nosso corpo. Esse nunca será o objetivo. O estado de equilíbrio que visa uma saúde ideal significa que Vata, Pitta e Kapha vão estar restaurados aos seu estado natural, ou a nossa Prakriti, exatamente como viemos ao mundo.

Vikruti: os Doshas em desequilíbrio

E o que acontece quando estamos experimentando um desequilíbrio em nossos corpos, mentes ou emoções? Na visão ayurvédica significa que um ou mais dos nossos Doshas estão desalinhados. Essa condição é chamada de Vikruti, que em sânscrito significa “alteração do corpo, mente e consciência“. O estado de vikruti acontece quando estamos experimentando desequilíbrios, seja no aspecto físico, mental ou emocional. Idealmente o equilíbrio dóshico da nossa Vikruti deve corresponder o mais idêntico possível ao da nossa Prakriti. Esse é o propósito do tratamento ayurvédico.

Ayurveda nos fornece uma infinidade de práticas diárias, orientações alimentares, remédios de ervas e terapias corporais para nos ajudar a criar uma existência harmoniosa que facilitará a cura não apenas física e mental, mas também profundamente dentro de nossos seres.

A minha mentoria Ayurvédica começa justamente pelo entendimento da Prakriti das minhas mentorandas. Ao entender qual o seu Dosha predominante fica mais fácil traçar um plano personalizado de alimentação e terapias necessárias visando desde o equilíbrio da saúde até a cura de muitas doenças.


Terapias e tratamentos usados na medicina Ayurveda


Terapias e tratamentos usados na medicina Ayurveda

As seguintes terapias estão entre aquelas que sua terapeuta ayurvédica pode recomendar. Essas terapias são todas naturais, são usadas há milhares de anos e são usadas para restaurar seu corpo, ajudando a circular sangue e linfa, apoiar a digestão e aumentar a imunidade.


  • Fitoterapia

  • Homeopatias

  • Massagens

  • Óleos essenciais

  • Meditações

  • Yoga

  • Pranayamas

  • Purificações

  • Alimentação ayurvédica

  • Aromaterapia

  • Modalidades de cura com metais, pedras preciosas, aromas e cores



Benefícios do Ayurveda


O Ayurveda fornece insights importantes sobre a compreensão e o manejo das doenças no mundo contemporâneo. Dá grande ênfase ao estado psicológico na prevenção e gestão de doenças. Aqui estão alguns dos principais benefícios do Ayurveda para a saúde física e mental.

  • Garante uma melhor saúde a nível celular

  • Reduz a pressão arterial e o colesterol

  • Melhora a digestão

  • Reduz a inflamação

  • Ajuda na gestão da perda de peso

  • Reduz o estresse

  • Reduz a ansiedade

  • Melhora a Qualidade de Vida

  • Desintoxica o corpo

  • Melhora a qualidade do sono

  • Ajuda a sermos melhores todos os dias

Por fim, não menos importante… finalizo esse artigo com a mensagem do sábio Vagbhata, retirada do Astanga Hrdaya:


Aquele que satisfaz-se diariamente com alimentos saudáveis e atividades que discriminam (o bom e ruim em tudo e age sabiamente), que não é apegado (demasiadamente) aos objetos dos sentidos, que desenvolve o ato da caridade, que considera a todos como iguais (agindo com gentileza), com sinceridade, com perdão e mantendo a companhia de pessoas boas, torna-se livre de todas as doenças”

🚨 Quer entender melhor o que Ayurveda pode fazer pela sua saúde?




Referências:

- A Bíblia do Ayurveda - O guia definitivo para a cura Ayurvédica - Anne McIntyre

- Astanga Hrdayam: A Essência do Ayurveda - Dr. Sanjay Pisharodi

- Ayurveda - saúde e longevidade na tradição milenar da Índia - Dr. Danilo Maciel Carneiro

- https://ayurvedawithrebecca.com/what-is-ayurveda-a-beginners-guide/

- https://www.ayurindus.com/ayurveda/

- https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/ayurveda

- https://delightacademy.com/ayurveda/what-is-ayurveda/

- https://lifespa.com/intro-ayurveda/what-is-ayurveda-historic/

- https://www.yo1.com/health-guide/the-benefits-of-practicing-ayurveda.html

- https://www.yogajournal.com/lifestyle/health/intro-ayurveda/

- https://www.ayurindus.com/ayurveda/

- https://www.keralaayurveda.us/wellnesscenter/doshas-what-are-they-and-how-can-they-transform-your-health/

- https://vedix.com/blogs/articles/ayurvedic-doshas

- https://www.cleanprogram.com/blogs/clean/what-are-doshas

- https://fazlaninaturesnest.com/understanding-the-immense-benefits-of-ayurveda-in-modern-times/



bottom of page