top of page

Vata, Pitta, Kapha - O que são os Doshas do Ayurveda

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Saiba mais sobre os três tipos de energia que determinam a nossa constituição na perspectiva ayurvédica

Vata,Pitta e Kapha.Os três tipos de energia que determinam a nossa  constituição no Ayurveda.

Origem dos Doshas


A energia desempenha um papel importante em nossas vidas. Precisamos de energia e vitalidade para poder levar nossa vida de maneira saudável. Na verdade, nossa força vital ou Prana nada mais é do que energia. Nós obtemos energia da natureza através do sol e de outros elementos naturais.


Para o Ayurveda tudo no Universo é composto de energia, e essa energia existe em 5 diferentes estados de densidade, dando origem aos cinco elementos (Pancha Mahabuta). São eles:


  • Éter/ espaço (Akasha)

  • Ar/ movimento (Vayu)

  • Fogo/energia radiante (Teja)

  • Água/ fator coesivo (Jala)

  • Terra/ massa (Prithvi)


Esses cinco elementos não devem ser interpretados literalmente, mas sim como metáforas que nos ajudam a entender tudo que existe no Universo. Eles representam cinco qualidades de energia que podemos reconhecer quando vivenciamos diariamente nas nossas vidas física, mental e emocional.


E são essas energias que são responsáveis pela formação dos Doshas. Cada um dos doshas resulta da combinação de dois elementos:


essas energiasAs cinco energias responsáveis pela formação dos Doshas.



- Éter + Ar - Vata Dosha


- Fogo + Água - Pitta Dosha


- Terra + água - Kapha Dosha








O que são Doshas


A palavra dosha vem da raiz dush, que significa desequilíbrio, ou impureza. Então, dosha significa aquilo que gera desequilíbrio. Eles são parte fundamental da base fisiológica ayurvédica, porque são os mecanismos que governam o nosso organismo.


Os Doshas são comumente difundidos como a caracterização do nosso perfil biológico, é também uma forma de diagnóstico uma vez que ao identificarmos um Dosha em desequilíbrio surgem as formas de tratamento.



“ Dosha é aquilo que rapidamente se desequilibra Charaka Samhita

Basicamente, os doshas comandam todas as funções fisiológicas do organismo humano. Quando respiramos, digerimos, metabolizamos, nos movemos… é por causa dos doshas. Quando estão em desequilíbrio geram doenças. Caso estejam em harmonia, eles passam a ter outro nome, são chamados de dhatus, que é aquilo que sustenta o nosso corpo e a nossa saúde. Por isso, o maior objetivo do Ayurveda, em termos práticos, é manter os doshas equilibrados para que possamos desfrutar de uma boa saúde e claro, uma longevidade saudável.


O capítulo 1 do Ashtanga Hrdayam, um clássico ayurvédico de 1500 anos, mais ou menos, diz claramente que existem cinco doshas: três doshas do corpo e dois doshas da mente. Os doshas do corpo são Vata, Pitta e Kapha. Já os doshas da mente são Rajas e Tamas.


Nesse artigo, vamos falar sobre os Doshas do corpo: Vata, Pitta e Kapha e suas variações.



Quais são os tipo de Dosha


Cada um de nós nasce com uma quantidade, ou um equilíbrio particular de Doshas que cria a nossa constituição e permanece inalterada a vida inteira. O Dosha predominante determina nosso físico, as nossas tendências mentais e emocionais e a nossa predisposição para determinados problemas de saúde.


Essa nossa constituição é chamada de Prakruti (ou Prakriti). Ela pode ser entendida como a “quantidade de vata, pitta e kapha” que estão presentes no nosso corpo. É determinada, em grande parte, no momento que somos concebidos e depende da constituição dos nossos pais, do equilíbrio dos Doshas de ambos, do estado mental e emocional deles no momento da concepção, e também do karma deles. Muito embora nossa Prakruti seja o nosso “DNA”, o nosso biotipo que é único e inalterado, ela pode variar em função de inúmeras influências trazendo desequilíbrios ao nosso corpo.


Todos nós temos os três Doshas no nosso corpo sendo um o Dosha predominante que rege nossas características, tendências e padrões particulares. A combinação desse Dosha principal com um secundário que se manifesta em menores proporções define nossa personalidade e funcionamento orgânico.


Importante destacar que nenhum tratamento no Ayurveda tem intenção de manter Vata, Pitta e Kapha nos mesmos níveis. Saúde é estar com os três Doshas nos níveis originais aos quais cada um de nós nascemos. Quando as “quantidades” de Vata, Pita e Kapha estão no seu nível original, o que é totalmente diferente de pessoa para pessoa, aí sim estamos num estado de saúde plena.


A medicina ayurvédica, em geral, classifica sete tipos básicos de Doshas:

1) Vata

2) Pitta

3) Kapha

4) Vata - Pitta

5) Pitta - Kapha

6) Vata-kapha

7) Vata-Pitta-kapha


Mas por que é importante conhecer o nosso dosha predominante (Prakruti)? Para o Ayurveda, os doshas definem as necessidades nutricionais, físicas e psicológicas de cada pessoa. Identificar e compreender o nosso dosha predominante ajuda a compor uma dieta alimentar e uma rotina que beneficiem o nosso corpo e o nosso espírito.



Doshas e suas funções


Cada um dos três doshas tem uma personalidade única determinada por sua combinação particular de elementos e qualidades. No final do dia, cada dosha rege naturalmente funções fisiológicas específicas:

Funções primárias do Doshas

Vata governa o Movimento e a Comunicação .


Pitta supervisiona a Digestão e a Transformação .


Kapha fornece coesão, estrutura e lubrificação .


Embora os doshas possam ser observados em toda a natureza, eles são particularmente favoráveis ​​à compreensão dos organismos vivos – especificamente de nós mesmos. Por esse motivo, vamos explorar suas funções primárias no contexto da fisiologia humana.


Algumas características de cada Dosha:



Vata
Vata Dosha

Vata incorpora a energia do movimento e, portanto, é frequentemente associado ao vento (e ao elemento ar). Vata está ligado à criatividade e flexibilidade; ele governa todos os movimentos — o fluxo da respiração, a pulsação do coração, todas as contrações musculares, movimentos dos tecidos, mobilidade celular — e a comunicação através da mente e do sistema nervoso.


Pessoas Vata tem corpos secos, magros. Seu andar é leve, a voz rouca, são falantes e adoram se movimentar. Elas acham difícil ficar em um lugar por muito tempo. São rápidas em ação, quase nervosas e impulsivas, abundantes em energia, mas se cansam rapidamente. Rápido para gostar, rápido para odiar, aprende rápido, mas esquece rápido também. Elas são intolerantes a coisas frias e pegam resfriados com muita frequência. Sua pele é propensa ao ressecamento e precisa de hidratação regular.


Tendem a fazer pequenas refeições ao longo do dia. Suas articulações podem fazer barulho (crepitação) ao se movimentar. Seu dia carece de rotina e muitas vezes deixam suas tarefas inacabadas, porque simplesmente amam novidades e emoções.


São espirituosas e ótimas oradoras, dançarinas, cantoras, artistas, vendedoras e são bons em viagens e muito criativas. Freqüentemente, descobrem que seu dinheiro entra rapidamente e também sai rapidamente, se não forem controladas com hábitos impulsivos.



Pitta

Pitta Dosha

Pitta representa a energia da transformação e, portanto, está intimamente alinhado com o elemento fogo. Mas nos organismos vivos, o pitta é em grande parte líquido, e é por isso que a água é seu elemento secundário. Pitta não é móvel nem estável, mas se espalha - tanto quanto o calor de um fogo permeia seus arredores ou como a água flui na direção ditada pelo terreno.


Pitta está intimamente relacionado à inteligência, compreensão e digestão de alimentos, pensamentos, emoções e experiências; governa a nutrição e o metabolismo, a temperatura do corpo e a luz do entendimento.


Pessoas Pitta desprezam o calor e todas as coisas quentes. Seu corpo é macio, musculoso e, quando obeso, fica solto e flácido. Pitta ganha peso facilmente e também o perde rapidamente. Têm uma digestão aguçada e muitas vezes comem demais. Têm sono moderado e acordam facilmente. Sentem raiva e impaciência facilmente, mas não guardam rancor por muito tempo.


Sua fome e sede são intensas e muitas vezes desfrutam de grandes refeições fartas. Enrugamento da pele, calvície e envelhecimento têm um início mais precoce do que o normal em Pittas.


Pitta gosta de organizar, arranjar, planejar, tramar para tornar tudo melhor. Elas são naturalmente competitivas e muitas vezes são bons líderes. Pittas são bons professores se aprenderem a ser compassivos. Podem ser bons no show business e são bons em debates, política e ativismo de direitos. Têm entusiasmo pela vida e muitas vezes gostam de cozinhar e patrocinar artes.



Kapha

Kapha Dosha

Kapha confere estrutura, solidez e coesão a todas as coisas e, portanto, está associado principalmente aos elementos terra e água. Kapha também incorpora as energias aquosas do amor e da compaixão. Este dosha hidrata todas as células e sistemas, lubrifica as articulações, hidrata a pele, mantém a imunidade e protege os tecidos.


Seus corpos são fortes e compactos e muitas vezes são preguiçosos. Kaphas se movem com grande dificuldade, mental e fisicamente. Elas são fortes em suas convicções, realizam o trabalho em seu próprio ritmo com perfeição. Têm uma marcha estável e não têm fome e sede intensas.


Adoram rotinas e podem continuar fazendo a mesma coisa todos os dias de forma meditativa. Têm vozes suaves e profundas, que são agradáveis ​​e têm uma disposição alegre. Kaphas podem ficar pesados e sofrer de procrastinação. Também podem ficar complacentes. São lentos, mas firmes.


Kaphas são excelentes pesquisadores e pensadores. São naturalmente pessoas intuitivas e empáticas, portanto, são bons médicos e psiquiatras. São bons em empregar pessoas e sabem como administrar recursos.Tomam boas decisões de negócios, assumem responsabilidades e acompanham a tarefa até sua conclusão. São bons investidores de longo prazo.


Vata-Pitta (Bidosha)

Essas pessoas têm o ar de Vata e o fogo de Pitta. Elas adoram ação em suas vidas. São impulsivos e gostam de dizer as coisas em voz alta sem muita consideração de suas implicações.


Elas são rápidas, competitivas, mas geralmente carecem de energia devido ao esgotamento. Adoram experimentar diferentes cozinhas e ficam entediados facilmente. Vata-Pittas são energias pura e, quando empregadas positivamente, podem ser muito boas na execução de tarefas difíceis.


Pitta-Kapha (Bidosha)

Essas pessoas estão sempre procurando um pouco mais em suas vidas. Se suas energias forem empregadas positivamente, o impulso de Pitta e a paciência de Kapha lhes darão ricos dividendos. Mas também pode levar ao orgulho e ao desprezo pelos outros. Dominantes Pitta e Kapha devem estar atentos aos seus hábitos alimentares e peso.


Kapha-Vata (Bidosha)

Essas pessoas são boas em ideação e execução. São muito boas em tarefas que exigem conhecimento profundo (kapha) e sua libertação (Vata). Elas são conselheiras naturais, pois entendem as emoções humanas, são empáticas e também têm jeito com as palavras.


Elas são inteligentes e também criativas. As energias Vata, quando equilibradas com Kapha, tornam a pessoa uma trabalhadora entusiasmada, mas diligente.


Vata - Pitta - Kapha (Tridosha)

Raro de encontrar, mas essas pessoas têm o melhor de todos os três doshas. Seus corpos são equilibrados e livres de doenças, se os doshas forem mantidos em harmonia com boas práticas de vida.



Doshas em desequilíbrio


Desequilíbrios nos Doshas são geralmente causados ​​por má alimentação e estilo de vida inadequados, assim como estresse ou trauma emocional. Esses distúrbios tendem a perturbar o estado natural de equilíbrio interno representado pela constituição de uma pessoa.


Quando os doshas se agravam, cada um deles perturba o corpo de uma maneira única. Portanto, Vata, Pitta e Kapha estão associados a um conjunto específico de desafios de saúde e tendências para doenças.


Embora sejamos todos suscetíveis a um excesso em qualquer um dos três doshas, ​​também tendemos a ser um pouco predispostos a desequilíbrios em nossos doshas predominantes. Em outras palavras, pessoas com predominância de Vata, por exemplo, geralmente tendem a desequilíbrios de Vata, pessoas com predominância Pitta tendem a ter desequilíbrios em Pitta e assim por diante.


Algumas características do Doshas em desequilíbrio:


Vata desequilibrado

Quando em desequilíbrio, Vata tende a causar medo, ansiedade, isolamento, solidão e exaustão. Pode levar ao esgotamento físico e energético, interromper a comunicação adequada e causar todos os tipos de movimentos anormais no corpo, como tiques, tremores e espasmos musculares.


Pitta desequilibrado

Pitta em desequilíbrio causa emoções ardentes e reacionárias, como frustração, raiva, ciúme e crítica. O Pitta desequilibrado costuma estar na raiz de distúrbios inflamatórios, que podem afetar órgãos e tecidos em todo o corpo.


Kapha desequilibrado

Quando desequilibrado, kapha desperta emoções de apego, ganância e possessividade. Além disso, pode criar teimosia, letargia e resistência à mudança. Fisicamente, kapha tende a provocar estagnação e congestão em órgãos e tecidos em todo o corpo – incluindo a mente.



Se você está se familiarizando agora com o conceito dos Doshas, não se preocupe. No começo pode parecer um pouco complexo, mas aos poucos e com uma orientação personalizada fica muito mais fácil de usar essa ferramenta de autoconhecimento ao seu favor para desfrutar de uma saúde perfeita e equilibrada.


Se você quiser descobrir qual o seu Dosha predominante para se conhecer melhor, você pode fazer o Teste do Dosha nesse link AQUI.




bottom of page