top of page

Raspar a língua: tudo sobre essa técnica Ayurveda e seus benefícios

Atualizado: 29 de mar. de 2023

Raspar a língua é uma técnica detox Ayurveda que deve ser feita logo no início da manhã, ainda em jejum.


Nesse artigo “Raspar a língua: tudo sobre essa técnica Ayurveda e seus benefícios”, você vai aprender sobre Jihwa Prakshalana , o ritual de autocuidado Ayurvédico que compreende a raspagem da língua, uma prática benéfica de higiene oral que vem conquistando cada vez mais adeptos.

“Para o Ayurveda a língua não é apenas um órgão do paladar e da fala. É considerado o microcosmo de todo o corpo. Sendo assim, o estado da nossa língua – a forma, cor, revestimento ou textura – indica o estado geral da nossa saúde

De acordo com essa medicina tradicional, ama, que são as toxinas presentes no corpo, e especialmente no trato digestivo, podem também se acumular na língua, na forma de uma camada, geralmente de cor esbranquiçada. Essas toxinas se acumulam durante a noite e refletem a qualidade da digestão do organismo e o nível de toxinas presentes no sistema digestivo. Dentre essas toxinas presentes na língua, nem todas são provenientes do trato digestivo.

Além disso, para o Ayurveda a língua não é apenas um órgão do paladar e da fala. É considerado o microcosmo de todo o corpo. Sendo assim, o estado da nossa língua – a forma, cor, revestimento ou textura – indica o estado geral da nossa saúde. A flora bacteriana presente na língua, quando em desequilíbrio, pode causar mau hálito, perda de paladar e uma sensação desagradável.


O que sua língua pode revelar sobre o seu corpo:

  • A saúde dos demais órgãos;

  • Má absorção de nutrientes;

  • Problemas relacionados com a tireoide;

  • A saúde da sua espinha dorsal;

  • A presença de toxinas no sangue, etc.

Resumidamente, podemos concluir que a língua desempenha um papel importante sobre a saúde do nosso corpo e pode nos mostrar os problemas diante do espelho.

Relação entre a língua e outras partes do corpo


Cada parte da língua está relacionada a diferentes partes do corpo. Por exemplo, aproximadamente um terço da parte frontal da língua está relacionada aos pulmões e aos órgãos do coração. As minúsculas protuberâncias que dão à língua uma certa textura áspera são chamadas de papilas e são cobertas por milhares de papilas gustativas. Elas estão conectadas aos nervos críticos do cérebro. A porção central está conectada ao pâncreas, fígado, baço e estômago, enquanto a parte posterior da língua se relaciona com o cólon e ambos os intestinos. Uma maneira rápida de saber se você tem toxinas viscosas se acumulando no corpo na forma de ama é examinar essa parte da língua; palidez ou alvura indicam depósitos ama.


Benefícios da raspagem da língua

Melhora o sentido do paladar. A raspagem remove células mortas e outras substâncias indesejadas e cria espaço para que as papilas gustativas funcionem naturalmente. Assim, possibilita você a experimentar melhor os sabores e de uma forma mais distinta.

Devolve a cor natural da língua Ajuda a emergir a cor natural da língua, removendo a descoloração e os resíduos, devolvendo a língua ao seu estado rosa suave e limpo.

Remove o mau hálito À noite, enquanto dormimos, as bactérias se acumulam na boca porque a produção de saliva é reduzida. A raspagem da língua remove essas bactérias, responsáveis ​​por criar mau hálito e cáries.

Reforça a imunidade O acúmulo gradual e consistente de toxinas, ou ama, enfraquece o sistema imunológico, colocando-o para trabalhar continuamente contra corpos estranhos ou bactérias nocivas. A língua é a primeira linha de defesa do corpo. A raspagem auxilia o funcionamento saudável do sistema imunológico.

Melhora a digestão A digestão dos alimentos começa na boca. As enzimas presentes na saliva quebram os alimentos para facilitar a digestão pelo intestino. Quando as papilas gustativas são bloqueadas devido ao muco acumulado na língua, a função de envio de mensagens de seus receptores ao cérebro para ativar enzimas relevantes necessárias para a digestão dos alimentos é prejudicada.

Ativa a papila gustativa. As papilas gustativas ativas também são importantes para uma digestão saudável porque previnem uma série de doenças que contribuem para a má digestão e a formação de ama, e levam a doenças relacionadas ao intestino, incluindo prisão de ventre. A raspagem da língua garante que a superfície da língua fique limpa para que as papilas gustativas funcionem melhor.

Ativa órgãos do corpo Uma vez que a língua está conectada a vários órgãos do corpo, raspá-la gentilmente também ativa os órgãos relacionados.

Como raspar a língua

Esta é uma prática complementar à escovação, uso do fio dental e enxaguatório bucal. As toxinas que se acumulam devido ao metabolismo fraco ou agni digestivo também aparecem na superfície da língua. Se não forem eliminados, eles são absorvidos de volta pelo sistema e podem causar doenças e imunidade fraca.

A raspagem de língua deve ser a primeira coisa a se fazer de manhã. O melhor e mais higiênico material para um bom raspador de língua é o cobre seguido pelo aço. O processo de raspagem de língua pode ser repetido entre cinco e dez vezes, após cada raspagem, o raspador de língua deve ser lavado com água, depois de finalizado o processo, podemos escovar os dentes e tomar água morna para um bom desempenho dos nossos órgãos e especialmente para o funcionamento adequado do intestino.

  1. Coloque a língua o mais longe possível da boca.

  2. Coloque o raspador o mais para trás possível, sem engasgar.

  3. Aplique força suficiente para que o raspador fique achatado contra sua língua (mas não tanto a ponto de doer).

  4. Puxe-o lentamente para a frente, até a ponta da língua.

  5. Cuspa qualquer saliva e resíduos acumulados em sua língua e enxágue ou limpe o raspador.

  6. Repita de 7 a 14 vezes, garantindo que raspou toda a superfície.

  7. Enxágue a boca com água morna ou em temperatura ambiente. Você pode adicionar sal-gema e açafrão para obter benefícios adicionais. O sal pode manter a gengiva e a garganta mais saudáveis, enquanto as propriedades antibacterianas do açafrão-da-índia ajudam a evitar infecções.

  8. Limpe e enxágue bem o raspador com água morna.

O que fazer e o que não fazer

  • Mantenha o raspador limpo e esterilizado.

  • Não use com força na língua, nem use muita pressão. Se sentir irritação, preste atenção ao modo como o faz, pois pode estar raspando com muita força. A língua é um órgão delicado e deve ser tratada com delicadeza.

  • Use um raspador de boa qualidade. Raspadores de plástico devem ser evitados.

  • Não compartilhe seu raspador – considere-o uma extensão de sua escova de dentes.

  • Não raspe a língua se tiver feridas ou feridas na boca.

Qual raspador de língua é o melhor?

Raspadores de língua vêm em muitos formatos, tamanhos e materiais – plástico e metal. Desde os tempos antigos, raspadores feitos de prata, cobre e ouro têm sido usados ​​por suas propriedades antibacterianas. O cobre foi o primeiro agente antimicrobiano metálico.

Estudos descobriram que as bactérias reduzem em 80% na superfície com a raspagem do cobre. Também ajuda a fornecer enzimas necessárias para que as bactérias saudáveis ​​se desenvolvam na boca e mantém a alcalinidade da língua.

Os utensílios de cobre eram amplamente usados ​​para armazenar água nos tempos antigos. O significado agora também está comprovado cientificamente. Os íons de cobre também dissolvem a congestão da linfa, promovendo subsequentemente um fluxo mais suave do fluido linfático no sistema linfático, que é responsável pelo sistema imunológico do corpo.

Por todos esses motivos, e como o cobre é o mais autêntico nas tradições ayurvédicas, é o nosso material recomendado. Porém, o mais importante é que você invista nessa prática, incorporando a raspagem da língua em sua rotina diária. Você só vai desfrutar de benefícios para a sua saúde!

bottom of page